quarta-feira, 27 de maio de 2009

Tempurá Vegetariano

Uma delícia da culinária japonesa na versão ovo-vegetariana, sem camarão.

Ingredientes:
1 cebola
1 cenoura
6 vagens
1 berinjela
1 abobrinha
farinha de trigo, o quanto baste para empanar
óleo para fritar
Ingredientes da massa:
1 ovo
500 g de farinha de trigo, peneirada
1/2 l de caldo de legumes
200 ml de água (variável)
Ingredientes do molho:
2 xícaras (chá) de caldo de legumes
1/2 xícara (chá) de sakê para cozinha (mirin)
1/2 xícara (chá) de shoyu
1 colher (sopa) de açúcar

Preparo: Descasque a cebola e corte em fatias grossas (cerca de 1 cm). Para que os anéis da cebola não se desprendam, coloque um palito de dentes, na lateral da rodela e empurre até o centro. Reserve.Retire uma fatia fina da lateral da cenoura. Apóie a cenoura sobre uma tábua com a lateral cortada voltada para baixo. Agora retire fatias de cada lado, transformando a cenoura num retângulo. Corte o retângulo em fatias (1 cm). Corte as fatias em tiras (1 cm). Reserve.Lave as vagens sob água corrente e enxugue bem. Corte as pontinhas da vagem e despreze. Reserve. Lave a berinjela e a abobrinha sob água corrente e enxugue bem. Corte uma rodela de cada extremidade e descarte.Corte a berinjela e a abobrinha em rodelas (1cm). Reserve.Coloque todos os legumes cortados sobre uma assadeira e leve à geladeira. Deixe-os gelando por cerca de 1 hora. Enquanto os legumes esfriam, comece a preparar a massa de tempurá. Retire os legumes da geladeira. Coloque farinha de trigo num prato e passe cada legume pela farinha. Retire o excesso com as mãos. Leve uma frigideira grande, com bastante óleo, ao fogo alto para esquentar. Passe os legumes empanados pela massa e balance-os levemente para retirar o excesso. Frite os legumes, poucos por vez, no óleo bem quente por cerca de 2 minutos de cada lado ou até que comecem a dourar. Retire os legumes, com uma escumadeira, e coloque-os sobre papel-toalha. Sirva bem quente, acompanhado do molho.
Preparo da massa: Dissolva o caldo de legumes num pouco de água. Coloque a farinha e o ovo num recipiente. Mexa e acrescente o caldo de legumes, aos poucos. Continue mexendo sempre. Acrescente a água, também aos poucos, verificando o ponto da massa. A massa não deve ficar muito espessa, nem muito rala. Por isso, a água pode ser variável. Misture muito bem a massa com um batedor de arames ou uma colher. Empane os legumes nesta massa.
Preparo do molho: Misture todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo alto para esquentar. Quando ferver, retire do fogo. Espere esfriar e sirva a seguir.

Um comentário:

Busca