quinta-feira, 8 de março de 2012

Manteiga de castanhas (vegan)

Aqui no Brasil, apesar de termos uma abundância de matéria-prima: castanhas, amêndoas, amendoins, sementes de girassol... não temos este hábito alimentar que pode ser bem saudável, especialmente para as pessoas que possuem restrição alimentar.

Para toda a família, é uma excelente forma de consumir alimentos mais nutritivos e saudáveis.




Esta manteiga, tanto faz se utilizar amêndoas, castanhas ou o que for, pode ser usada para passar no pão e nos biscoitos, para adicionar nos shakes, para incrementar pratos salgados dando aquele toque gourmet especial.

Aqui estou ensinando a manteiga de amêndoas, mas o procedimento para produzir manteiga de castanhas, de amendoim, de semente de girassol, de pistache, nozes... é sempre o mesmo, variando o gosto e os nutrientes ingeridos em cada manteiga.

Todas são excelentes fontes de cálcio e magnésio e em ácidos graxos essenciais, promovendo uma série de benefícios ao organismo controle do colesterol e triglicérides e ação antioxidante.

NOZES: ótima fonte de energia; potássio; proteína vegetal e a mais rica em vitamina E, que tem ação antioxidante, além de proteger contra doenças do coração. Também é rica em ácido elágico, que pode inibir o crescimento de células cancerígenas e em vitaminas do complexo B.

AMÊNDOA: fonte de proteína, fibras, ferro, vitamina E e potássio.

AVELÃ: rica em potássio, proteína, vitamina E, fibras, cobre a maior fonte de cálcio de todas.

CASTANHA DE CAJU: possui proteínas, é rica em aminoácidos essenciais, zinco, ferro, ácido pantotêico, vitaminas B1 e B2. Para fazer o leite, é necessário que seja a castanha crua (que na verdade foi cozida para ser retirada da casca, mas não foi torrada) e sem sal.





CASTANHA-DO-PARÁ: É a mais calórica de todas, mas fornece selênio, mineral antioxidante que atua no equilíbrio da tireóide e do magnésio. Contém ômega 3, gordura que previne doenças do coração.






SEMENTE DE GIRASSOL: Rica em proteínas, fibras, zinco, folato, vitamina E e magnésio. Excelente para substituir o amendoim para os que tem alergia. A semente de girassol torrada tem um gosto muito similar ao amendoim.






O importante em qualquer receita que você faça, é deixar as castanhas de molho para neutralizar os anti nutrientes que inibem as atividades de enzimas.















Receita:









1º Coloque 1 xícara de amêndoas de molho por 12 horas. Jogue a água do molho fora, enxugue as amêndoas e leve-as ao forno médio por 10 minutos para secar. Não é necessário mais tempo que isso e muito menos retirar a pele das amêndoas. Deixe-as esfriar.










2º Coloque as amêndoas no processador e com calma e tempo, processe aos poucos, raspando sempre as laterais com uma colher. Aos poucos as amêndoas vão desprendendo seu óleo natural e formando uma pasta.








3º Para tornar esta pasta ou manteiga mais fluída, adicione uma colher das de sopa de óleo de cada vez, até atingir a consistência desejada. Eu utilizo o óleo de sementes de uva, vendido em garrafas de 1 litro nas redes Pão de Açúcar e Extra. Este óleo é de uso culinário.








do site: Cozinha sem glúten e sem leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca