domingo, 11 de abril de 2010

CANELONI DE COUVE-FLOR E BRÓCOLIS (vegan)



Esta receita é do chef Jamie Oliver que, embora não seja vegetariano, é totalmente adepto da culinária natural e saudável. Fiz algumas adaptações para tornar a receita vegana. Já testei e posso dizer que este canelone é simplesmente divino!


Ingredientes:

2 colh. (sopa) de azeite de oliva

2-3 dentes de alho fatiados fino
1/2 colh. (chá) de pimenta calabreza seca
1 brócoli inteiro e grande
1 couve-flor inteira
1 xic. de molho de tomate grosso
1 colh. (chá) de vinagre de vinho tinto
1 colh. (sopa) bem cheia de creme vegetal
1 colh. (sopa) de farinha de trigo
1 xic. leite de soja
pimenta-do-reino moída
massa para caneloni (observar ingredientes, sem ovos)

Preparo: Coloque uma panela bem grande com bastante água para ferver. Enquanto isso, lave o brócoli e a couve-flor para tirar qualquer sujeira ou bicho e quebre-o em pedaços menores. Pique os talos mais duros. Quando a água ferver, coloque 1 colh. (sopa) de sal, o brócoli e a couve-flor e tampe. Conte uns 6 minutos a partir do momento em que a água voltar a ferver. Escorra e reserve.
Seque a panela, aqueça nela o azeite em fogo médio e refogue o alho. Quando ele começar a dourar, junte a pimenta, junte o brócolis e a couve flor escorridos e misture bem para cobri-lo com o tempero. Abaixe o fogo e tampe. Deixe cozinhando até que ele se desmanche, mexendo de vez em quando para não queimar. Se começar a pegar no fundo, acrescente um pouquinho de água e tampe. Vá amassando com a colher, e quando tiver virado um purê verde claro, tire do fogo e espalhe em uma assadeira grande, para que esfrie mais rápido. Enquanto isso, faça os molhos. Misture o vinagre com o molho de tomate e tempere com sal a gosto, despejando no fundo de uma travessa refratária. Reserve.
Coloque o leite de soja em uma panela e aqueça em fogo baixo. Enquanto isso, derreta o creme vegetal em outra panela pequena e junte a farinha, mexendo rapidamente com uma colher, até que vire um molho branco. Continue mexendo em fogo baixo, até que o amarelo escureça um pouco, então derrame um poquinho do leite quente (cerca de uma colher) e misture rápido com um garfo para quebrar os grumos.Vá repetindo isso até clarear a mistura, parecendo-se mais com o molho branco. Então vá derramando quantidades maiores de leite de soja, sempre mexendo muito para que não se formem grumos. Mexendo ainda, deixe que o molho branco engrosse até que cubra com uma película grossa as costas de uma colher. Desligue o fogo e tempere com sal e pimenta-do-reino. Experimente. Acerte as quantidades.

Pré-aqueça o forno em temperatura média (190ºC). Preencha os tubos com o brócoli já morno, e disponha-os na travessa sobre o molho de tomate. Salpique um pouco de pimenta-do-reino e derrame o molho branco por cima. Leve ao forno por 30-40 minutos, até que esteja dourado em cima e a massa dos cannelloni esteja macia (teste com um garfo).

*Para o saco de confeiteiro, coloque o purê em um saco plástico limpo e aperte o recheio para uma das pontas, torcendo o saco atrás. Corte com uma tesoura a pontinha do saco e vá apertando com cuidado o recheio para fora , inserindo essa ponta do saco no tubo de massa.

Um comentário:

  1. Adorei a receita e adorei seu blog! Já estou seguindo e vou linkar no meu blog também. Não sou vegetariana, mas amo comida vegetariana e natural, sempre faço em casa.
    bJINHOS

    ResponderExcluir

Busca